Ronie Cleiton Machado, acusado de ferir um policial militar com uma tesourada na perna durante uma abordagem policial, foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão no regime fechado. O julgamento ocorreu na tarde desta segunda-feira (18), no Fórum Olympio Borges, em Patos de Minas. O crime ocorreu no dia 8 de junho de 2024, na Rua São Pedro, no Bairro Vila Garcia.
De acordo com o Ministério Público, o acusado, no dia do incidente, chegou à sua casa, pegou um tesourão de jardinagem e uma faca, e começou a exigir dinheiro dos pais de maneira agressiva. A situação gerou tensão e, por conta do comportamento descontrolado de Ronie, a Polícia Militar foi chamada ao local.
Ao chegar, a equipe policial encontrou Ronie sentado na calçada, com o tesourão parcialmente escondido sob as pernas, e se recusou a ser abordado. Quando a polícia ordenou que ele se afastasse do objeto, o acusado levantou-se, empunhando o tesourão e a faca, e avançou na direção dos policiais.
A vítima, um policial militar, tentou usar um spray de pimenta para dispersar o acusado, mas ele voltou para o interior da residência. Em seguida, Ronie saiu correndo de dentro de casa com as armas em mãos e, aparentemente, com a intenção de atacar os policiais. A equipe recuou, mas o acusado continuou a persegui-los.
Em determinado momento, Ronie arremessou o tesourão, que atingiu e transfixou a perna da vítima. O policial, temendo um novo ataque, disparou sua arma contra o acusado, que foi baleado.
Após o julgamento, que contou com o depoimento de testemunhas e a análise das provas, Ronie Cleiton Machado foi condenado por tentativa de homicídio com qualificadoras. Ele receberá uma pena de 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado.